YOGA MATINAL – Para um Novo Dia

Este novo artigo é para mostrar que é possível introduzir o Yoga na nossa rotina diária de uma maneira simples.

Esta pratica de 15 minutos é o suficiente para sentir o grande efeito que o Yoga nos proporciona!

Independentemente da nossa visão para o mundo, ao acordar de manhã “evoquemos” em nós a GRATIDÃO; por mais um dia que se inicia, por respirarmos, por estarmos vivos, pelo amor que está na nossa volta, pelas nossas capacidades e conhecimentos; e por todas as coisas que temos… Sejamos Sempre Gratos!

SAUDAÇÃO AO SOL (Surya Namaskar)

É uma sequência dinamica que abrange 12 posturas com uma só inspiração e expiração sendo excelente para exercitar todo nosso corpo, acalmar a mente e sentirmos gratidão à nossa grande e importante fonte de vida, O SOL.

Ao fazer 12 séries de Saudação ao Sol, preferivelmente ao nascer do sol, em ritmo acelerado, fornece um bom exercício de cardio, se fizermos em um ritmo lento, as posturas ajudam a tonificar os músculos e podem ser relaxantes e meditativas. Além disso, esta pratica permite que alonguemos e desenvolvamos mais flexibilidade no corpo.

(Importante:

Nesta fase inicial, pratiquem 6 series desta sequência com respiração normal para aprenderem e memorizarem cada movimento; por ser uma sequência de posturas de uma só inspiração e expiração não dá muito tempo para aperfeiçoar-las, por isso é aconselhável conhecer as posturas individualmente antes de praticar toda a sequência.

Nas ultimas 6 series, sincronizem a respiração com cada movimento como indicam as instruções nas imagens.)

 

1.Comecemos com a Postura da Montanha (Tadasana).

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2. Ao expirar vamos levar as mãos juntas ao peito em Namastê.

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3. Ao inspirar, levantemos os braços para cima, esticando o corpo com o olhar nas mãos.

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4. Ao expirar, flexionemos o tronco para a frente apoiando as mãos no chão fora dos pés e entramos na Postura do Alongamento Intenso (Uttanasana).

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5. Ao inspirar, damos um grande passo atrás com o pé direito  com o olhar para cima e retemos a respiração para entrar em prancha com o corpo e com os ombros ao nível das mãos.

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6. Ao expirar, coloquemos os joelhos, o peito e o queixo no chão mantendo os braços juntos ao tronco.

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7. Ao inspirar, deslizemos o corpo para frente com os ombros para atrás para entrar na Postura na Cobra (Bhujangasana).

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 8. Ao expirar, vamos empurrar as mãos no chão para levar a anca para atrás e para cima, e assim entramos na Postura do Cão (Adho Mukha Svanasana).

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 9. Ao inspirar, olhemos em frente para fazer um grande passo com o pé direito entre as mãos.

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10. Ao expirar, vamos levar o pé direito à frente flexionado o tronco para novamente entrarmos na Postura do Alongamento Intenso (Uttanasana).

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11. Ao inspirar, levantemos os braços e o tronco esticando o corpo com o olhar nas mãos.

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12. Ao expirar, baixamos as mãos juntas frente ao peito em Namastê.

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A maravilhosa sequência de Saudação ao Sol oferece uma série de benefícios interessantes para cada parte do corpo!

Estas poderosas Posturas têm um grande impacto sobre o Coração, Fígado, Intestinos, Estômago, Peito, Garganta, Pernas e Sistema Nervoso: purificando o sangue e aumentando a circulação sanguínea pelo Corpo.

Praticar a Saudação ao Sol diariamente ajuda a equilibrar o nosso Corpo…

Boas Praticas 🙂

Om Shanti

 

 

 

    4 comentários

  1. Beatriz Graça Agosto 2, 2016 at 7:11 pm Responder

    Na perfeição e em plena harmonia!! Parabéns, amei.

  2. Anabela Romana Janeiro 6, 2017 at 12:58 pm Responder

    Olá Grace,
    Gosto de a acompanhar no Instagram e no seu blog, comecei a praticar ioga à pouco tempo, mas estou a gostar. Como iniciante, gostava de saber um pouco mais sobre sobre esta pratica, será que me pode aconselhar algum livro interessante sobre ioga para pessoas iniciantes como eu?
    Obrigado

    Grata pela atenção
    Anabela

    • Grace Kelly
      Grace Kelly Junho 29, 2017 at 10:07 am Responder

      Olá Anabela 🙂
      Grata por estares desse lado!
      Tens alguns Livros que podem ajudar-te nesta fase inicial:
      – “Yoga Girl” da Rachel Brathen
      – “Yoga para Todos os Dias”
      – “Hatha Yoga”
      Depois diz-me o que achaste 😉
      Jokas Grandes <3
      Om Shanti

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